Mixturando, eclécticamente, algunos preceptos extraídos de la Biblia y del calefón con 3 partes de Macedoniana porfía, un toque justo de inmersión Jungiana y 4 gotas de Xulsolarianaelevación mas el sumo de todo un Lao Tsé en pleno. En epifánica unción, alzamos las copas con el genial brevaje e invitamos a Tristán Tzaray Alfred Jarrypara que nos acompañen a presentarnos con la misma interjección con que comenzara su parlamento el Père Ubú, a la sazón Roi, es decir:
BIENVENIDOS A LA NAVEGACIÓN
Alertamos a los atildados sobre la utilización de metáforas azarosas. Toda libre asociación es demostración de que existe el inconsciente; sobre él desligamos responsabilidades.
Invitamos a descabalgarnos del constante absoluto, las certezas irreversibles, la presunción de objetividad, las posturas a ultranza y los dogmatismos.
Sugerimos tratar de tolerar lo mejor posible el vacío existencial, el tembladeral de la duda, la desubicación de la contradicción, la subjetividad y la vulnerabilidad humanas, a sabiendas de que, aunque denunciemos con cierta queja, lo hacemos enmarcados por el amor y con un fuerte deseo libertario porque:
."...Tú y yo no somos dos mitades de una inútil batalla,/ ni siquiera dos caras acuñadas por la misma derrota,/sino tal vez una pequeña parte de algún huésped sin número y sin rostro, que aguarda en el umbral."
Punctum é o elemento que quebra, perturba, fere, mortifica, apunhala o Studium.
Studium é o espetáculo cultural, ou um inventário cultural. Aproximamos do studium pela descrição dos elementos da imagem, espaço da visualidade sempre codificado na qual identificamos a cultura, conotação das figuras, dos gestos, rostos, cenários, ou mesmo das ações. Enquanto pelo studium podemos perceber a ordenação cultural, o punctum anarquicamente propicia a desestruturação do senso comum e a desordem de qualquer racionalidade.
Barthes julga que a fotografia é inclassificável principalmente pelo fato de não se distinguir da ordem da referência, por trazer sempre colado consigo o seu referente, e coloca-se num impasse metodológico ao dizer honestamente que se encontra "cientificamente sozinho e desarmado", criando assim a porta de entrada para sua exploração subjetiva e pessoal da fotografia, que seria o traço fundamental e universal sem o qual ela não existiria. É aqui que devemos perceber o punctum, na ordem do inclassificável, como imponderável, incontrolável e inacessível para além das subjetividades interpessoais, ou aquilo que somente podemos vivenciar com uma determinada imagem, em determinado momento de nossas vidas.
Barthes identifica ainda um novo punctum, de intensidade e não de forma, mas da condição da gênese fotográfica, o conceito de tempo. Ao analisar a fotografia de A. Gardner na qual um condenado à morte está na ante-sala do enforcamento, Barthes lê: “ele vai morrer”, e também: “isso será e isso foi”. Passado e futuro, juntos, sintetizando o esmagamento do tempo na fotografia. O desarmamento barthesiano na sua aproximação com a imagem fotográfica coloca-nos em um verdadeiro buraco negro, ao qual somos tragados pelo discurso brilhante e envolvente, mas que em momento algum permite uma metodologia de análise da imagem.
Para Barthes, punctum é apenas um detalhe, com grau de parcialidade, no qual, cita-los como exemplos é uma forma de escancararmos nossa intimidade mais protegida. Seus possíveis conceitos estão impregnados de subjetivismo pessoal na leitura da imagem, deixando-nos órfãos de uma aproximação analítica reproduzível. O próprio autor não se propõe diretamente a isso e tentar encontrar algum modelo em Barthes é insegurança e um grau de oportunismo de quem nunca esteve desarmado frente a uma imagem desafiadora que pode revelar sua verdadeira alma.
Que os ingênuos tenham cuidado, leiam muitas vezes o livro e quando encontrarem algum punctum, que o experenciem profundamente e o guardem para si. Encontrar um punctum é como encontrar uma espécie de aleph borgesiano, o ponto mínimo no fundo de um porão amigo que permite uma ponte para o conhecimento humano como um todo, e no caso do punctum de um singelo portal para o auto-conhecimento, um olho mágico para dentro de si mesmo. Permitirmos a essa magia é entendermos a vibração extasiante do fotográfico.
Barthes explicita sua angústia no final no livro:
"Louca ou sensata? A fotografia pode ser uma ou outra: sensata se seu realismo permanece relativo, temperado por hábitos estéticos ou empíricos (folhear uma revista no cabeleireiro, no dentista); louca, se esse realismo é absoluto e, se assim podemos dizer, original, fazendo voltar a própria letra do Tempo: movimento revulsivo, que inverte o curso da coisa e que eu chamarei, para encerrar, de êxtase fotográfico (…) cabe a mim escolher, submeter seu espetáculo ao código das ilusões perfeitas ou afrontar nela o despertar da intratável realidade."
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. 7ªed – São Paulo: Nova Fronteira, 2000.
"É aqui que devemos perceber o punctum, na ordem do inclassificável, como imponderável, incontrolável e inacessível para além das subjetividades interpessoais, ou aquilo que somente podemos vivenciar com uma determinada imagem, em determinado momento de nossas vidas."
seria, exactamente, "lo real" Lacaniano. Hablo en terminos teorios, de ninguna manera estipulo universalidad en lo hecho. S´´i reconozco la subjetividad de toda experiencia perceptual y, paa una mente sensible e inteligente, cognitiva. Como exigen los textos expuestos. Bijo e ponto
En el mundo de las polaridades complementarias nada existe solo... esencialmente texto y contexto, figura y fondo... Y los hombres de las cavernas acaso no se daban cuenta de lo que ocurria en su entorno, el punto como un insight gestaldtico. El reconocimiento de una marca en el continuo panorama, un descubrimiento, la huella, la señal de una epifania. ah!...mira vos!
clickear sobre la foto y luego optar por presentación de diapositivas
PROTOTEXTOS EN TORNO AL CERO
Libro de artista Ver en presentación diapositivas
Roberto Bolaño
Buscar el respeto de los demás es lo contrario a cualquier proyecto literario, porque te lleva a la inmovilidad, al consenso, a los votos y a un sitio en la sociedad. Y el escritor no debe buscar un sitio en la sociedad, más bien debe huir de ella. Su lugar es al aire libre y su casa a la intemperie.
Roberto Bolaño
Alejandra Pizarnik
una mirada desde la alcantarillapuede ser una visión del mundola rebelión consiste en mirar una rosahasta pulverizarse los ojos .
Alejandra Pizarnik
PERFORMANCE DE POESIA SONORA 1 de 2
¡IMPUT! HOMENAJE A MACEDONIO FERNANDEZ- click sobre la imagen
PERFORMANCE DE POESIA SONORA 2 de 2
¡IMPUT! HOMENAJE A MACEDONIO FERNANDEZ - click sobre la imagen
Latinoamericano sobreviviente a varias dictaduras, nieto de españoles, visible artista visual, escriba casual, fundador, junta experiencias, lector empedernido, melómano consuetudinario, buscador incansable, soñador, cocinero, soyapa y aficionado cantor.
Desde 1963 hasta la fecha realizó 34 muestras individuales y 64 de grupo.
Ha recibido diferentes premios.
Después de aceptar el primer premio de escultura del Museo Sívori, comprende que su obra guarda una relación negativa con la competencia, ergo abandona la participación en salones y la actuación como jurado.
Ha expuesto en España, Bolivia, Brasil,Chile, Mexico y Estados Unidos. Emplazado esculturas de grandes dimensiones en paseos públicos.
Crea la fundación que lleva su nombre y el Museo de Arte Abstracto del Sur.
Es cófrade fundador de la Desorden de la Tuerca.
Se dedicó a la docencia por espacio de 30 años.
Ha editado libros de artista como también publicado ensayos al respecto del fenómeno de la creación.
Sobre su obra han escrito
calificados autores.
Harto de las indignidades palaciegas y del autoritarismo de los operadores culturales se retiró del poder y la corte eludiendo,así, el reinado de la mediocridad.
"La crítica es, propiamente dicha, el cayado de la adivinación: una vara de avellano para descubrir tesoros ocultos, no una fusta de abedul para castigar a los pecadores."
Arthur Symos
81 ANIVERSARIO
MACEDONIO FERNANDEZ
"Si la solemnidad, la postura docta, las estatuas y las calles con apellido fueran proporcionales a la virtud y al pensar profundo, cuán poca de esta estofa habría; este vivir no necesitaría tanta paciencia ni abundaría tanta tentación de una vileza a cambio de celebridad. Por ahora, la profusión de estatuas, aniversarios, volúmenes de historia, apellidos de esquina y escritos de la segura virtud hacen muy sospechosa a esta sociedad de la perdonable pobre gente que somos todos; sobresalta notar tanto trabajo de los hombres por parecer buenos, en una civilización tan enamorada de las cerraduras Yale y de los buenos modales, trampa de adormecer víctimas..."
Macedonio Fernandez
Museo de la novela de la eterna.
“El pensamiento específicamente poético” se distingue de otros en que procede de lo desconocido y en que lo revela, realizando lo irreal, creando lo que no existía.
Antonio Gamoneda
"En lo que más creo, de todo corazón, es en el valor humano de la escritura creativa, ya sea en verso o en ficción, como medio ideal para decir la verdad, expresarse uno mismo y homenajear a los gemelos de la creación y la conciencia"
John Updike
"La capacidad de atención del hombre es limitada y debe ser, constantemente, espoleada por la provocación."
10 comentarios:
gostei muitíssimo, Adri. a imagem sugere a visão através de uma persiana, tornando enigmática a exposição. besote e punto. ; )
o detalhe em negro é o 'punctum'.
No olho mágico do punctum
Fernando de Tacca
Punctum é o elemento que quebra, perturba, fere, mortifica, apunhala o Studium.
Studium é o espetáculo cultural, ou um inventário cultural. Aproximamos do studium pela descrição dos elementos da imagem, espaço da visualidade sempre codificado na qual identificamos a cultura, conotação das figuras, dos gestos, rostos, cenários, ou mesmo das ações. Enquanto pelo studium podemos perceber a ordenação cultural, o punctum anarquicamente propicia a desestruturação do senso comum e a desordem de qualquer racionalidade.
Barthes julga que a fotografia é inclassificável principalmente pelo fato de não se distinguir da ordem da referência, por trazer sempre colado consigo o seu referente, e coloca-se num impasse metodológico ao dizer honestamente que se encontra "cientificamente sozinho e desarmado", criando assim a porta de entrada para sua exploração subjetiva e pessoal da fotografia, que seria o traço fundamental e universal sem o qual ela não existiria. É aqui que devemos perceber o punctum, na ordem do inclassificável, como imponderável, incontrolável e inacessível para além das subjetividades interpessoais, ou aquilo que somente podemos vivenciar com uma determinada imagem, em determinado momento de nossas vidas.
Barthes identifica ainda um novo punctum, de intensidade e não de forma, mas da condição da gênese fotográfica, o conceito de tempo. Ao analisar a fotografia de A. Gardner na qual um condenado à morte está na ante-sala do enforcamento, Barthes lê: “ele vai morrer”, e também: “isso será e isso foi”. Passado e futuro, juntos, sintetizando o esmagamento do tempo na fotografia. O desarmamento barthesiano na sua aproximação com a imagem fotográfica coloca-nos em um verdadeiro buraco negro, ao qual somos tragados pelo discurso brilhante e envolvente, mas que em momento algum permite uma metodologia de análise da imagem.
Para Barthes, punctum é apenas um detalhe, com grau de parcialidade, no qual, cita-los como exemplos é uma forma de escancararmos nossa intimidade mais protegida. Seus possíveis conceitos estão impregnados de subjetivismo pessoal na leitura da imagem, deixando-nos órfãos de uma aproximação analítica reproduzível. O próprio autor não se propõe diretamente a isso e tentar encontrar algum modelo em Barthes é insegurança e um grau de oportunismo de quem nunca esteve desarmado frente a uma imagem desafiadora que pode revelar sua verdadeira alma.
Que os ingênuos tenham cuidado, leiam muitas vezes o livro e quando encontrarem algum punctum, que o experenciem profundamente e o guardem para si. Encontrar um punctum é como encontrar uma espécie de aleph borgesiano, o ponto mínimo no fundo de um porão amigo que permite uma ponte para o conhecimento humano como um todo, e no caso do punctum de um singelo portal para o auto-conhecimento, um olho mágico para dentro de si mesmo. Permitirmos a essa magia é entendermos a vibração extasiante do fotográfico.
Barthes explicita sua angústia no final no livro:
"Louca ou sensata? A fotografia pode ser uma ou outra: sensata se seu realismo permanece relativo, temperado por hábitos estéticos ou empíricos (folhear uma revista no cabeleireiro, no dentista); louca, se esse realismo é absoluto e, se assim podemos dizer, original, fazendo voltar a própria letra do Tempo: movimento revulsivo, que inverte o curso da coisa e que eu chamarei, para encerrar, de êxtase fotográfico (…) cabe a mim escolher, submeter seu espetáculo ao código das ilusões perfeitas ou afrontar nela o despertar da intratável realidade."
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. 7ªed – São Paulo: Nova Fronteira, 2000.
a surpresa exclamativa sob a transparência que se quer a ruptura.
algo inversamente proporcional ao grande vidro do duchamp.
grande!
abraços, hermano
"É aqui que devemos perceber o punctum, na ordem do inclassificável, como imponderável, incontrolável e inacessível para além das subjetividades interpessoais, ou aquilo que somente podemos vivenciar com uma determinada imagem, em determinado momento de nossas vidas."
...a coisa que a plavra nao pode.....
seria, exactamente, "lo real" Lacaniano.
Hablo en terminos teorios, de ninguna manera estipulo universalidad en lo hecho. S´´i reconozco la subjetividad de toda experiencia perceptual y, paa una mente sensible e inteligente, cognitiva.
Como exigen los textos expuestos.
Bijo e ponto
Oi, Ru, o agradavel e a surpresa da tua presença.
As exclamaçoes sao minhas. Obrigado pela tua visita e visionar nos meus disenhos.
Abraços
Carmem Vc falaba de aula?
justamente s/ o que falávamos antes de eu ver 'ex posição'. o punctum existiria sem o studium?
beijo. e punctum.
En el mundo de las polaridades complementarias nada existe solo... esencialmente texto y contexto, figura y fondo... Y los hombres de las cavernas acaso no se daban cuenta de lo que ocurria en su entorno, el punto como un insight gestaldtico. El reconocimiento de una marca en el continuo panorama, un descubrimiento, la huella, la señal de una epifania.
ah!...mira vos!
Publicar un comentario